22 NOV

Ministério do Turismo apoiará estruturação de destinos de turismo religioso

Data: 22/11/2021

Autor: Notícias - Ministério do Turismo

Brasília, DF - O Ministério do  Turismo  (MTur) selecionará cinco destinos brasileiros para participar do projeto Turismo Religioso : Experiências do Brasil. Os locais escolhidos se inscreverem, por meio da chamada pública, que será lançada nesta quarta-feira (13/07), às 19h30, durante o 6 ° Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo (SP). A ideia é estruturar destinos de turismo religioso do país, para que possa receber qualidade dos turistas motivados pela fé.       

Por meio do projeto, o MTur realizará levantamento de dados e fará análise do turismo religioso nos cinco destinos selecionados por meio da chamada pública. O MTur apoiará também a formatação de roteiros turísticos, desenvolverá ações de promoção e comercialização dos produtos dos destinos. Além disso, será elaborado catálogo, em três idiomas (português, inglês e italiano), com informações sobre os roteiros de turismo religioso formatados nos destinos selecionados.      

O edital com as regras da chamada pública disponível no site antigo. turismo .gov.br a partir de quinta-feira (14).  

Turismo  religioso  no país

O turismo religioso é um segmento trabalhado pelo MTur desde 2009. No país, já foram identificados 96 produtos turísticos do Norte a Sul do Brasil. Dos 344 municípios que informaram possuir oferta de turismo religioso , 176 possuem calendário de eventos religioso s.      

Segundo a pesquisa Dimensionamento e Caracterização do Turismo Doméstico do MTur, anualmente, são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Quando falamos em turistas estrangeiros que ferem ao Brasil com fins religiosos , este número é aproximadamente 25 mil turistas ao ano.