8 DEZ

Turismo volta com força em 2022

Data: 08/12/2021

Autor: POR CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deu um passo na busca de soluções para o resgate do setor turístico no pós-pandemia, a partir do mapeamento de demandas e potenciais do turismo nacional. O projeto  “Vai Turismo - Rumo ao futuro” , lançado no dia 22 de junho por meio de um webinário, visa integrar propostas do setor a fim de recomendar políticas públicas nas atualizações em 2022.

O evento on-line, transmitido ao vivo pelo YouTube, com mais de 1.400 inscritos reuniu mais de 700 pessoas simultaneamente e contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais que surgem, estudos e casos de sucesso no mundo. Na abertura do encontro, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou a importância do setor para a economia brasileira.

“O turismo foi um dos setores que mais sofreram com a pandemia e ainda amarga prejuízos históricos. A CNC está empenhada em contribuir para que o setor retome seu protagonismo, gerando investimentos, empregos e renda. Para isso, precisamos de políticas públicas consistentes, efetivas e estruturantes, para o turismo nacional alcançar um novo patamar ”, afirmou Tadros.

PERDAS

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o turismo brasileiro perdeu R $ 355,2 bilhões em receita. Como resultado, o segmento fechou mais de 35 mil adaptáveis ​​com vínculos empregatícios somente no ano passado. O saldo negativo à maior perda anual desde 2016, quando o Brasil ainda sofre os efeitos da recessão, e representa um recuo de 13,9% em relação a 2019. Em junho de 2021, o turismo brasileiro ainda opera bem abaixo da sua capacidade , com apenas 48% da possibilidade mensal de geração de receitas.

Diante do cenário, Tadros ressaltou a importância da iniciativa integrada e multidisciplinar para a criação de propostas reais e executáveis, que serão entregues aos candidatos a governos e presidência nas anteriores de 2022. “Com a parceria das entidades da cadeia produtiva do turismo, das federações do comércio nos estados, do Sesc, do Senac e de profissionais e empresários, queremos identificar soluções que orientem o desenvolvimento desse setor, com propostas críveis, e que vão ajudar no crescimento do setor com ganhos para a economia e para a economia ”, afirmou .

PROPOSTAS

O documento com recomendações vai propor medidas de curto prazo com visão estratégica de longo prazo. O primeiro passo é reunir empresários e representantes da cadeia produtiva do turismo - agências de viagens e operadoras e transportes turísticos, meios de hospedagem, alimentação, parques temáticos, eventos, entre outros - instituições de ensino e pesquisa, associações civis e públicas públicas .