Por volta de 1840 a cidade de Trindade, que hoje é a Capital da Fé, era chamada de Barro Preto. Na época, foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria, sendo coroada pela Santíssima Trindade em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria. Essa medalha foi considerada miraculosa e deu início a uma romaria, e logo depois foi construída uma igreja para abrigar os devotos. Ao longo dos anos, diversas pessoas se juntaram próximas a essa igreja, formando um vilarejo onde a economia dependia dos fiéis.
Dom Eduardo Silva, Bispo de Goiás, esteve no Distrito de Barro Preto em 1891 e nomeou como administrador do Santuário o Pe. Francisco Inácio de Sousa para que novenas fossem conduzidas por sacerdotes e acabar com a exploração indevida dos fiéis antes da instalação, no povoado, de uma Congregação religiosa para conduzir a romaria ao Divino Pai Eterno.
A fé no Divino Pai Eterno cresceu, transformou-se em uma grande manifestação de fé e, em pouco temo, ganhou fama e trazia a Trindade uma multidão de fiéis, numa grande festa de fé e confraternização. O refrão popular contava bem o espírito da romaria: “Coisa boa é bondade, festa boa é da Trindade”.
Hoje, Trindade é uma grande cidade turística de goiás e tem o prazer de receber fiéis de todos os cantos do Brasil e do mundo. Aqui se encontra a fé e a emoção, a alegria e a devoção, e o Trindade Plaza Hotel pode lhe oferecer toda a comodidade para que o turista viva essa experiência de fé.
A Capela de Santa Luzia em Trindade é um ponto de referência, mas, especificamente para os romeiros, um ponto de experiência de fé na Misericórdia do Divino Pai Eterno, pela a intercessão de Santa Luzia.
A história dessa capela tem origem com o Senhor Francisco Paulo Ramos, com um problema muito sério nos olhos, depois de fazer um longo tratamento com vários médicos, sem obter êxito. Dona Alice, sua esposa, pediu com muita fé a intercessão de Santa Luzia e foi atendida. Assim que recebeu a graça, prometeu construir uma capela e fazer festa todo ano em louvor a Santa Luzia.
O Senhor Francisco começou a pedir ajuda, a fazer campanha em prol da construção. Conseguiu o terreno com o senhor Abrão Manoel da Costa, o fazendeiro da região. O primeiro pedreiro foi o senhor Argemiro José Vieira, conhecido por Miro Firmino. O engenheiro foi o Padre Lopes.
Quando a construção já estava começada, o senhor Francisco faleceu para a tristeza da família e da comunidade que logo pensou que sua promessa não seria cumprida. Mas o Vigário da Paróquia do Divino Pai Eterno, o Padre João Cardoso de Souza, CSsR, assumiu a obra e deu continuidade. O recém-ordenado Padre Arlindo Santiago, responsável pela olaria da Congregação que estava fabricando tijolos para a construção da Vila São José Bento Cottolengo e do Ginásio Divino Pai Eterno, fabricou mais alguns tijolos para concluir a construção da Capela.
Com a Capela já pronta outro grande devoto, o senhor Mauro de Melo, conhecido por Nenê de Melo, foi a São Paulo com a finalidade de adquirir a imagem de Santa Luzia e doou para a Capela.
Consta na Lembrança de inauguração da Capela de Santa Luzia o seguinte:
A Capela de Santa Luzia esta localizada na Avenida Francisco Paulo Ramos Nº 420 Vila Pai Eterno, e em frente à feira coberta e a Rodoviária.
Foi inaugurada em 31 de maio de 2005. A igreja foi construída pelos missionários redentoristas e hoje abriga os restos mortais do Pe. Pelágio Sautter. Pe. Pelágio estava enterrado no cemitério Santana, em Goiânia e posteriormente fora transferido para Igreja Matriz de Campinas (Goiânia). Hoje descansa definitivamente, na capela que recebeu o seu nome, a qual está aberta permanentemente à visitação pública.
Endereço: Avenida Constantino Xavier, setor Ana Rosa
Telefone: (62) 3505 8539
Programação das celebrações religiosa
- Segunda: novena com a missa-19:00
- Quinta: missa e hora santa- 19:00
- Sexta: missa e hora santa- 15:00
- Sábado: ofício de Nossa Senhora e missa- 17:00
- Domingo: missa- 10:00
Período e Horário de visitação: Todos os dias- 06:30 às 21:00
A Vila São Cotollengo especializou-se como um centro de assistência integral e humanizada a pacientes com deficiências múltiplas em leitos de longa permanência. Atualmente, são cerca de 365 pacientes com esse perfil, pessoas que são a razão e missão primeiras da Instituição. Além de ser uma instituição séria e responsável, ela ainda oferece transparência, humanização, respeito às diferenças, sensibilidade para com o necessitado, compromisso e ética cristã.
A Sala Dos Milagres é um espaço que contém vários objetos deixados pelos os devotos do Divino Pai Eterno. Está localizada no subsolo do Santuário Basílica e no local são depositados diversos objetos como prova de graça recebida: muletas, gessos e muitos outros objetos ortopédicos, Salvação e Libertação demonstrados em pinturas de quadros, Fotografias, Roupas, Antiguidades, móveis, eletroeletrônicos, animais em empalhados, couros de animais, instrumentos musicais, carro de bois, artesanatos e imagens antigas.
A via sacra, localizada dentro do município de Trindade, é um conjunto de obra de arte composto por 14 estações que retratam a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Estátuas de tamanho natural dos personagens bíblicos que mostram o caminho que Jesus percorreu, desde o momento da sua prisão, julgamento e morte no calvário. Retrata ainda o seu sepultamento e ressurreição. O acervo de obra de artes que compõem a via foi feito pelo artista plástico Elias dos Santos.
Endereço: Avenida Constantino Xavier, setor Ana Rosa
O primeiro Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade foi inaugurado em 1912. Este primeiro santuário, mais conhecido como Santuário Velho, passou a ser a Paróquia Matriz de Trindade. Período e Horário de visitação: Todos os dias
Programação das celebrações religiosas
- Segunda a Sexta: 06:30 e 19:00
- Sábado: 06:30 e 17:00
- Domingo: 06:30; 08:00; 9:30; 18:00 e 20:00
Mais informações
Endereço: Praça do santuário, 238, Centro
Fone: (62) 35051129
Site: www.paroquiadivinopaieterno.org
Festa religiosa de fé, devoção, adoração e homenagem ao Divino Pai Eterno, que acontece todos os anos no final do mês de junho e início de julho. No período do evento acontecem procissões, novenas, confissões, romarias (de diversas caravanas e peregrinos), celebrações, shows católicos em comemoração ao Pai Eterno e à Santíssima Trindade. É a maior manifestação religiosa de Goiás e segunda maior do Brasil. Os fiéis agradecem e pedem milagres ao Pai Eterno. O público abrange cerca de dois milhões de pessoas que participam das procissões e missas campais.
O Santuário Basílica de Trindade é o maior do Centro-Oeste em nível eclesiástico e o segundo em nível geográfico. Quase 2 milhões de pessoas visitam Trindade apenas no período da Festa do Divino Pai Eterno. Durante todo o ano, afora o período da Festa, estima-se que 1 milhão e meio de pessoas passem pela cidade. O Santuário, por meio da fé dos turistas, é utilizado para adoração, louvor, preces e agradecimento de bênçãos ao Divino Pai Eterno.
Período e Horário de visitação: Todos os dias: 06:30 – 21:30
Programação das celebrações religiosas
- Segunda a Sexta: 07:00 e 19:00
- Sábado: 07:00 e 19:00
- Domingo: 08:00; 10:00; 15:00 e 17:30
Mais informações
Endereço: Praça Dom Antônio Ribeiro, sem nº, Bairro Santuário
Site: www.paieterno.com.br
AFIPE
Associação Filhos do Pai Eterno
Cep:75380-000, Caixa Postal 28 / (62) 3506 9800